terça-feira, 22 de setembro de 2009

A culpa é do Hitler

Helena Matos

20090917 Público

O Bloco de Esquerda declara que a sua sede, no Porto, tem sido atacada por neonazis.

Começo por não conseguir perceber como chegou o BE a esta conclusão pois os ataques, ainda segundo o BE, "são perpetrados por pessoas que passam de carro e atiram pedras".

Mesmo dando de barato que com um simples olhar para viaturas em movimento o BE consegue avaliar a ideologia dos respectivos ocupantes, resta-me ainda um outro mistério. Mais propriamente o da linguagem. Em primeiro lugar, caso os agredidos fossem simples cidadãos ou um partido que não o BE estes factos teriam sido descritos com aquela linguagem politicamente correcta que é tão do agrado do BE.

Assim os ataques começariam por ser alegados. Os atacantes não seriam neonazis nem o quer que fosse. Quando muito dir-se-ia que as vítimas, provavelmente sem grande fundamento, suspeitavam de determinados grupos, sendo certo que logo se faria um enquadramento socio-económico sobre o desemprego, falta de expectativas e outros problemas que explicassem que umas criaturas se entretivessem a atirar pedras para as janelas dos outros. Para finalizar, as vítimas dos alegados ataques seriam descritas como estando imbuídas duma certa paranóia securitária que as levava a pedir mais policiamento e não acções de integração para os jovens e demais excluídos.

Creio que esta semana algo mudou no BE.

E não, não me estou a referir à possibilidade de Louçã vir a integrar um futuro governo de Sócrates. O que mudou mesmo é que o BE doravante e para o futuro terá de explicar como é que atirar pedras aos outros é crime em Portugal e acto de resistência na Palestina.

Por fim, mas não menos importante, o BE não só chamou a PSP como passou a considerar que faz falta polícia na rua. Ou mais precisamente faz falta na rua da sua sede do Porto.

Tenhamos paciência: há grandes mudanças que começaram mais discretas. Espero apenas que os alegados atacantes autores dos alegados ataques não tenham lido o programa do BE, nomeadamente as poucas linhas que na sua página 99 são dedicadas à segurança e onde são sugeridas como medidas de combate ao crime "a intervenção activa das populações, através de conselhos municipais e de freguesia em que estejam representadas todas as comunidades e em particular os mais jovens"; e a "intermediação cultural". Por que não dá o BE o exemplo e começa já com a "intermediação cultural", convidando os alegados atiradores de pedras que certamente ainda são jovens para falarem na Assembleia Municipal do Porto? Quem sabe não sofrem dum trauma que os remeteu para as margens da sociedade por não terem tido fisgas quando eram pequeninos?!

Sem comentários: