sábado, 3 de janeiro de 2009

Está decidido! Vou.


Andava há já algum tempo reticente quanto à possibilidade de rumar a Roma em Abril para poder participar no fórum UNIV! Decidi por as reticências de lado. Vou. Vou e pronto! 

O UNIV é um encontro universitário que o ICU organiza desde 1968. Cada ano, milhares de estudantes universitários passam a Semana Santa em Roma, e assim têm a oportunidade de conhecer a riqueza cultural, histórica e espiritual desta cidade. Durante a semana, são organizados encontros culturais, congressos, conferências, exposições e concertos que oferecem aos participantes a ocasião de aprofundar nas temáticas específicas do mundo universitário, com uma particular atenção ao espírito de serviço aos mais necessitados.

O tema do Univ 2009 é "Universitas, um saber sem fronteiras".


Universitas é, hoje, o nome do desafio enfrentado pela Universidade: o desafio de recuperar-se. O sistema universitário ao qual estamos habituados gira em torno da Faculdade, muitas vezes entendida como um centro de ensino superior que oferece aos seus alunos e estudantes a oportunidade de se preparar para um trabalho profissional. Em geral, é realmente difícil encontrar pontos em comum entre as diversas faculdades de uma Universidade. E, no entanto, existem.


Junto com o desafio, cabe a pergunta: qual é o papel que desempenha a Universidade em uma sociedade pluralista? A sociedade espera da Universidade profissionais competentes, respostas científicas, soluções técnicas ou médicas. Mas o problema típico da sociedade pluralista é odiálogo. E, nesse aspecto, talvez a Universitas tenha também algo a dizer.


Guardo a expectativa de viver nesses 10 dias uma das experiências mais enriquecedoras que alguma vez viverei... a todos os níveis.

Será que elevo demasiado a fasquia?
Ir é mesmo o melhor remédio!
:)

Para quem quiser saber mais sobre o Fórum UNIV: