quinta-feira, 30 de abril de 2009

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ouvi dizer

que ia ter finalmente companhia por cá.
Vamos ver se é outra promessa de político.

Aproveito para deixar a nota do Lininho deste fim-de-semana:
"O Zé Miguel chama conversas inteligentes aos seus divaganços mentais."

É mentira. Eu não disse nada disso.

Que Demais :) II


Tenho saudades de os ter visto na Casa da Música o ano passado.
Puto de concerto altamente!

Levantei-me de manhã



e consegui ver ainda um bocado da transmissão da canonização de S. Nuno de Santa Maria.
A minha tia Cristina dedicou algumas palavras ao santo português no seu blog - Estado Sentido. Espero que não se importe que as traga emprestadas.

(Cristina Ribeiro in Estado Sentido)

sábado, 25 de abril de 2009

35 Anos

passados da revolução dos cravos que todos nós precisavamos, mas não da forma que foi feita.
As cicatrizes vão-se abrindo, e os problemas (de sempre) continuam a contar com os mesmas soluções de sempre (nenhumas). A pouca esperança que ainda guardamos cheios de timidez, de termos um futuro mais próspero e mais risonho, vai sendo varrida pelas palavras mortas das personagens cinzentas sem conteúdo, demasiado marcadas pelo descrédito. Passaram 35 anos, e a geração de Abril teima em querer continuar a falar de uma realidade portuguesa pertencente ao passado, teima querer em falar para os pais esquecendo-se dos filhos. O discurso reaccionário desgastado do "anti-fasSísmo" tem de dar lugar a palavras sem o peso do remorso do passado, para se poderem tomar decisões de ruptura sem o medo de voltar atrás.
Esse atrás já não existe! Só temos a frente.
Para quando sonhar com a próxima?

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os 50 melhores restaurantes do mundo deste ano


na lista da Restaurant Magazine já sairam. Parece é que ainda não vieram comer a Portugal!
De certeza que não sabem o que são umas boas Papas de Sarrabulho com Rojões à moda do Minho, ou então um daqueles doces conventuais... que mete qualquer "instalação" de Nouvelle Cuisine num bolso roto! :)

Lista Completa (lugar ocupado em 2008):

1 - El Bulli, Espanha (1)

2 - The Fat Duck, UK (2)

3 - Noma, Dinamarca(10)

4 - Mugaritz, Espanha (4)

5 - El Celler de Can Roca, Espanha (26)

6 - Per Se, USA (6)

7 - Bras, França (7)

8 - Arzak, Espanha (8)

9 - Pierre Gagnaire, França (3)

10 - Alinea, USA (21)

11- L'Astrance, França (11)

12- The French Laundry, USA (5)

13 - Osteria Francescana, Italia (nova entrada)

14 - St. John, UK (16)

15 - Le Bernardin, USA (20)

16 - Restaurant de l'Hotel de Ville, Suiça (27)

17 - Tetsuya's, Australia (9)

18 - L'Atelier de Joel Robuchon, France (14)

19 - Jean Georges, USA (17)

20 - Les Creations de Narisawa, Japão (nova entrada)

21 - Chez Dominique, Finlândia (39)

22 - Ristorante Cracco, Itália (43)

23 - Die Schwarzwaldstube, Alemanha (35)

24 - D.O.M., Brasil (40)

25 - Vendome, Alemanha (34)

26 - Hof van Cleve, Bélgica (28)

27 - Masa, US (re-entrada)

28 - Gambero Rosso, Italia (12)

29 - Oud Sluis, Holanda (42)

30 - Steirereck, Austria (nova entrada)

31 - Momofuku Ssam Bar, USA (nova entrada)

32 - Oaxen Skargardskrog, Suécia (48)

33 - Martin Berasategui, Espanha (29)

34 - Nobu, UK (30)

35 - Mirazur, França (nova)

36 Hakkasan, UK (19)

37- Le Quartier Francais, África do Sul (5)

38 - La Colombe, África do Sul (re-entrada)

39 - Asador Etxbarri, Espanha (44)

40 - Le Chateaubriand, França (nova entrada)

41 - Daniel, USA (41)

42 - Combal Zero, Italia (re-entrada)

43 - Le Louis XV, França (15)

44- Tantris, Alemanha (47)

45 - Iggy's, Singapura (nova entrada)

46 - Quay, Australia (nova entrada)

47 - Les Ambassadeurs, França (45)

48 - Dal Pescatore, Itália (23)

49 - Le Calandre, Itália ( 36)

50 - Mathias Dahlgren, Suécia (nova entrada)



Que demais :)

Eles deitam-nos a areia que querem para os olhos



para que esqueçamos os sacanas que foram.
Nem me queria acreditar nas notícias ontem à noite na rádio sobre a condecoração de Otelo Saraiva de Carvalho. Hoje tenho vergonha de ser português.

Otelo Saraiva de Carvalho foi o líder operacional das FP-25 de Abril. Este facto foi julgado e provado em tribunal. Entre os crimes de que foi acusado, estavam o assassinato de 17 pessoas, de uma forma fria, brutal e cobarde. Apesar disso, Otelo foi promovido a Coronel por despacho conjunto do Ministro da Defesa e das Finanças.


No dia 25 de Abril vou trabalhar.

Legen... ...dary!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Verdade Universal I

"Whenever she's around, i look to the nearest paper."
(in "Kill the Director" from The Wombats)

Que sou um potencial artista




já toda a gente sabe há muito tempo...
falta vir o dia das grandes decisões.

Vou-me entretendo a fazer ensaios no quadro :)

Lembrando-me da conversa

que tive com o João Quintas num dos memoráveis jantares do In-Cesto Basket Club acerca dos problemas de que estão na origem de todos os outros, falavamos da valorização do Ter em relação ao Ser. Fiquei animado com as palavras de Fernando Nobre sobre o mesmo:

(...)


Acredito plenamente que o “ser” tem que se sobrepor ao “ter”. Sei que não é o sentimento dominante neste início de século preocupado por uma globalização essencialmente financeira e especulativa, pelo vírus da ganância que galopa na mente de certos “yuppis” e de certas “empresas”, por uma tecnologia que parece tudo explicar e dominar (...)


(...)


O “ter” é ilusão, é pura aparência, é efemeridade, é indiferença, é intolerância, é enfermidade, é solidão. O “ter” não tem esperança porque se esgota nele próprio, alimenta-se dele próprio exigindo sempre mais “ter”! Que saída para essa quadratura do círculo, para esse não senso que alguns tentam erguer em novo paradigma querendo fazer-nos crer que é a única via para a resolução dos problemas da humanidade? Só há uma: inversão de marcha em direcção ao “ser”. Não é fácil, espera-nos muita frustração (tanto maior quanto menos “ser” houver...) e alguma satisfação sobretudo aquela de sabermos que, no mais íntimo do nosso ser, estamos no caminho certo, na única via para a criação da Paz e da Harmonia entre os seres humanos.

“Ser” é humanidade, consciência social, livre arbítrio, liberdade, igualdade, fraternidade, solidariedade, cultura, preocupação ambiental, ecumenismo, tolerância, aceitação e preocupação do outro... Este é o meu pensamento, a minha opção, o meu testamento. Não de um rato de sacristia!, mas de um cirurgião que muitas vezes teve vidas entre as mãos, de um operacional que percorreu o Mundo e de um homem que sabe perfeitamente como é a morte e que gostaria de a enfrentar olhos nos olhos com o mínimo de angústia e medo. Só e apenas isso. Tentar “ser”.

E se tentássemos todos?

(in Contra a Indiferença por Fernando Nobre)

Vou trabalhar para o National Geographic




quando descobrirem que fui eu que tirei esta foto :)
Andava um corvo pegado com uma gaivota durante vários minutos. De repente a gaivota pousa e o corvo decide pregar-lhe com as unhas!
Claro que estava de câmara apontada à espera!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Dos discos que vou descobrindo


pelo armário dos meus pais, veio-me parar às mãos esta colecção de "pequenas coisinhas" que Carlos Paredes pensava ter escondido do mundo. O disco de inéditos de 1993 é um verdadeiro tesouro para quem admira as cordas de um dos maiores génios portugueses de todos os tempos. Consigo destacar de todas as peças a do Mar Goês: simplesmente genial.

" (...)

Ao longo dos sucessivos períodos de gravação efectuados Paredes gravou um total de oito composições novas. Fisicamente debilitado e com plena consciência das limitações que isso acarretava ao domínio técnico absoluto que sempre caracterizara a sua relação com a guitarra, foi multiplicando até à exaustão os takes de cada obra: dez no "Mar Goês", doze na "Canção para minha Mãe", quatorze nos "Arcos do jardim." Em alguns casos eram entradas de alguns compassos em breve interrompidas, noutros interpretações integrais logo repetidas por os dedos o terem traído numa passagem rápida menos limpa ou num ornamento menos claro. Por vezes percebe-se que houve uma pausa entre takes para uma audição insatisfeita, noutras ouvimo-lo mergulhar com uma precipitação quase angustiada de uma versão para a seguinte.

Ouvir hoje a sucessão completa destes registos é uma experiência emocional tremenda. Sentimo-nos testemunhas directas de um combate feroz e desesperado de um grande criador com o seu próprio corpo: a respiração, que os microfones captam impiedosamente, é ofegante, e há no som da guitarra uma tensão por vezes violenta, como se Paredes quisesse compensar com verdadeira raiva a firmeza que as mãos insistiam em negar-lhe. Mas ao mesmo tempo é fascinante constatar como este combate desigual vai sendo ganho a pulso e como de versão para versão os dedos vão respondendo melhor, as frases se vão lançando, as obras ganham corpo e se afirmam em toda a sua inspiração. Há casos em que ao longo deste processo a própria composição foi evoluindo, com alterações mais ou menos significativas na estrutura de cada peça, desde realinhamentos na sequência das respectivas secções a um crescente amadurecimento do desenho melódico e até mesmo a mudanças de tonalidade.

(...)"

Rui Vieira Nery (retirado do livro do CD)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Máquina do tempo


A Internet tem coisas fantásticas!
Conseguimos descobrir (pelo menos eu consegui) dos piores tesourinhos deprimentes possíveis e imaginários. O único problema, é quando esses tesourinhos são mesmo nossos!

Lembrei-me (vá se lá saber por que carga de água) de ir cuscovilhar um blog de um primo meu (mioto) que já não é actualizado há já uns 3 ou 4 aninhos. A surpresa começou quando consegui dar com um perfil meu já esquecido, abandonado e mumificado!
Claro que a primeira coisa que fiz foi consultar o perfil para ver o que ainda restava dele.

E restava mesmo tudo! Aliás, tudo e nada. A única coisa que tinha para além de um Nickname no mínimo, um bocadinho piroso (Zeta); encontrei não um.... não dois.... mas sim 3 blogs criados por mim, e todos eles com a interessante peculiaridade de não terem sido dignos de um único post meu.
Um deles, com este título fantástico saído não sei bem de onde (espero que não tenha sido da minha cabeça): "Ministério da Estupidez". A verdade é que acabei por não ter muito a dizer sobre o assunto... mas o título é capaz de revelar muito daquilo que passa pela cabeça de um rapazito de 18 anos.

Parece que no final de contas, sempre me atrevi a fazer o primeiro de muitos brilhantes posts por essa blogosfera fora.

It's over!

Axo que não quero saber mais do Twitter.
Para além de ninguém ligar ao que escrevo (um bocadinho à semelhança do que se vai passando por aqui), não tenho interesse em reler o que escrevi.

Bloggin's better! :)

Das coisas que praí se tocam,

Vieram-me parar às mãos estes bonecos de Brooklyn, no mínimo simpáticos.



http://www.myspace.com/xylopholks

sábado, 18 de abril de 2009

Já me ia esquecendo

de dar os Parabéns atrasadíssimos a mim próprio.
Os do dia 13 de Abril, Vinte e dois.

Não é para todos!

Os Sábados passam rápido


quando fazemos puzzles de mil peças.
:) Entretive-me com o que trouxe de Roma.


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Mensaje en una botella

ha abierto y leído

Listening to some jazz always brought me back your image, like right now...

Y pasó el resto de la tarde pensando en ello.

terça-feira, 14 de abril de 2009

De volta do UNIV 2009


Chegou ao fim a magnífica jornada Romana, que com toda a certeza irei repetir no próximo ano.
O UNIV foi muito mais do que uma viagem, muito mais do que um Congresso...
Compareceram mais de 4300 estudantes universitários em Roma provenientes de mais de 200 universidades de todo o mundo mostrando que o Papa não está sozinho, ao contrário dos ecos que por aí (ou por cá) se vão ouvindo.
Esta semana conseguiu ultrapassar as marcas a todos os níveis, e não se cansou de superar as minhas expectativas.
A cobertura não saiu bem como esperava. O tempo e o cansaço não ajudaram.
Terei a oportunidade de ir relembrando episódios desta semana memorável...

Entretanto, deixo a entrevista à presidente do Congresso UNIV 2009, Rachel Ziegler:

1. Why do you think it is important to talk about the University today?

In today’s world we are bombarded by a materialistic view, that only values quantitative data. The University is seen merely as a stepping stone to enter the professional world. Meanwhile, for me university studies have value in and of themselves. University studies are a school for life, where we learn to think with a wider, more universal vision. This requires us to reflect and dialogue with other, not only in the academic community but also in seeing the bigger picture of science`s relationship with the cultural and social environment. In short, to understand the relationship between man and science.

2. Which university did you attend and what did you study? What memories do you have of your years in university?

I studied medicine at the University of Zurich in Switzerland. I learned a lot and discovered a new world. I got to know many people during intense years of study, at times complex and highly specialized. Scientific progress in medicine is huge and fascinating, and seems almost inexhaustible. I also discovered the relationship that these scientific advances have on man, as their true meaning is based on the service of the person. This led me to discuss with other students and organize workshops and interdiscliplinary conferences to go deeper in these themes.

3. Pope Benedict XVI has insisted in the importance of cultivating reason. How would you describe the challenge that the Pope is placing before young people?

The challenge consists, I believe, in that each time that we study and reflect, we arrive at deeper truths. Reason is an integral part of the person, and we realize ourselves fully as persons when we seek the truth of all things and of life itself. For this reason, I think that the challenge consists in not being satisfied with easy answers, but always seeing something more profound behind all things, and find solutions that help us live better.

4. What does the UNIV Congress bring to the world of culture? What relevance does an annual Congress in Rome have for the international community?

UNIV offers a forum for university students from all over the world who share similar concerns to exchange outlooks, experiences of their respective cultures, and life projects. They have the future in their hands, they are the international community of tomorrow. For this reason, coming to UNIV constitutes an occasion for them to widen their view of the world and mutually encourage each other to build a renewed, more human culture.

5. What contribution will the UNIV Congress make to university students that participate in these encounters?

I hope that after UNIV they return to their countries with a lot of enthusiasm. That they realize the importance of this stage of their lives, that they truly make best use of their studies to form a more universal and ever more focued vision of the truth. In this way they will be prepared, conscientiously, to form tomorrow’s culture based on the good of humanity.




quarta-feira, 8 de abril de 2009

domingo, 5 de abril de 2009

Parece que está facil,

acordar em Roma às 7 da manhã (6 de Portogallo)
ao som dos Wombats!

Hoje vamos à Basílica de S.Pedro rezar o Angelus com o Papa!
Vamos mais que as mães.

Ainda estou sem cabo USB :)

sábado, 4 de abril de 2009

Parece que está dificil,

fazer o upload das fotografias de hoje.

Não trouxe o cabo USB para a minha maquina...
mas vou ver se arranjo um.

Ficam os posts em stand-by...

De volta...

para poder fazer um acompanhamento da minha viagem a Roma.
Estou exausto neste momento, estive todo o dia a divagar pela cidade...
Depois de um jantar merecido e de algum descanso,
perderei algum tempo a juntar alguns adjectivos para o que consumi da Cidade Eterna no dia de hoje.

Tenho duas palavras a dizer: Sem Palavras.